Ser Estudante de Psicologia
Ser Estudante de Psicologia

Existem alguns tabus, idéias e opiniões a serem quebradas antes de iniciar o curso de psicologia. Existem muitos tabus, também durante o curso de psicologia. Existem prazeres ao estudar Psicologia. Existem dificuldades ao estudar Psicologia.

Para os estudantes de Psicologia, existe uma mistura de emoção e razão, onde estudar se torna algo prazeroso. Todas as profissões são bem exercidas quando envolve a paixão pelo que faz. É nessa ambiguidade e dentro de dilemas que vive um estudante de Psicologia.

Porquê que eu digo isso…

Uma das principais percepções dos estudantes, é que temos benefícios culturais e intelectuais ao cursar Psicologia. Os estudos são baseados em leituras e muita ciência, esse crescimento fica evidente.

Não só a Psicologia, mas a área de humanas, faz os estudantes se tornarem pessoas mais empáticas. A área de humanas, trás essa realidade do cuidado ativo.

Pessoas diriam que os benefícios ao estudar Psicologia, são como os benefícios de qualquer outro curso. Porém a psicologia te trás para uma dimensão diferente de ser humano, que outros cursos trazem. Você consegue, através do curso, adquirir habilidades de todas as dimensões humanas: objetiva e subjetiva. Sendo assim, existem alguns tabus a serem analisados.

Alguns tabus

Psicologia é para loucos:

Este é um tabu colocado pelo cinema e pelos filmes. Do mesmo modo, na nossa mente, nós temos a imagem de um físico, Albert Einstein, com cabelos bagunçados e cara de louco. Logo, achamos que todos os físicos são assim.

Tudo isso são esteriótipos, mas acaba sendo um esteriótipo interessante, porque os próprios profissionais, psicólogos, também caem nessa idealização arquetípica.

No curso de psicologia, vou me conhecer:

Isso é um discurso de quem realmente não sabe o que quer. Se conhecer é na terapia e não no curso. Pessoas que falam assim, são as mesmas que acham que vão olhar pra qualquer pessoa e já descobrir todos seus sintomas, traumas, problemas e etc.

Só existe a clínica para trabalhar:

É um erro supor isso. O campo de trabalho da psicologia é vasta. O curso de 5 anos de formação é só o começo. É só a fonte do rio. Esse rio é imenso e tem braços. Existem tantas áreas que faremos um texto só pra falar das principais áreas.

Vou estudar Psicologia e analisar meus amigos:

Quando você começa a cursar Psicologia, seus amigos vão achar que você está analisando o comportamento deles. Vão falar que você está testando eles. Mas é um pensamento automático.

Pensa só, quando temos um amigo matemático, temos também a tendência de achar que ele conta, o troco do pãozinho, muito melhor do que nós. Ou que ele calcula tudo rápido e de modo sistemático tudo que faz. Quando temos amigos que fazem musculação, temos até vergonha de ser sedentários perto deles, achando que estão o tempo todo querendo analisar musculatura e o tanto de gordura trans que tem no nosso prato.

Enfim, é um pensamento automático achar que o profissional está sendo o tempo todo profissional.

No caso do psicólogo, dentro do curso, entendemos que não é possível analisar pessoas, na qual, existe um vínculo emocional, ou seja, não ficamos analisando amigos.

Ter opinião para todo tipo de comportamento:

São perguntas do tipo: por quê fulano agiu assim? Por quê fulano falou assim?

Entenda, lidar com o ser humano e estuda-lo é estar o tempo todo sendo acessado. Todas as pessoas têm ânsia, em saber o porquê das coisas, principalmente, sobre comportamento.

O fato é

Faça o curso, não porque você quer fugir de matemática, até porque também tem matemática no curso de psicologia, pois se trata de ciência, e ciência tem estatísticas e bastante dados a serem analisados. Faça o curso, principalmente por amar gente, gostar de pessoas. Faça o curso com o viés de que você estará estudando a ciência do comportamento, sendo eles conscientes ou inconscientes.

Não interessa a abordagem o que  interessa é que é uma profissão linda e que NÃO ajudamos pessoas, trabalhamos com pessoas. Elas são curadas ou não, saem do sofrimento ou não, aprendem a lidar com suas questões ou nao. O psicólogo é um profissional de pessoas.

Estudar Psicologia é sair do automático. O psicólogo tem, e exerce grande influência na sociedade. Por isso, é importante ser coerente, relevante e atualizado.

Gostou?

Deixe algo nos comentários!

Quais são suas experiências como estudante, profissional ou curioso da área?

Autor: Raul Ribeiro

Add Comment

Abrir conversa
Mais informações
Olá!
Como podemos ajudar?